Sala de aula invertida: uma proposta de metodologia ativa para o ensino da disciplina de Física no ensino médio

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Sala de aula invertida: uma proposta de metodologia ativa para o ensino da disciplina de Física no ensino médio

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Título: Sala de aula invertida: uma proposta de metodologia ativa para o ensino da disciplina de Física no ensino médio
Autor: Padilha, Pâmela Andreza
Resumo: É provável que muitos professores em algum momento da sua carreira docente, já tenham percebido que os estudantes das escolas de hoje não são mais os mesmos de anos atrás. E essa mudança deve-se à ascensão tecnológica que vem ocorrendo nas últimas décadas. O acesso às mídias digitais talvez nunca tenha sido tão fácil. Portanto, as aulas tradicionais de Física, pautadas em memorizações, resoluções de exercícios e aplicações de fórmulas matemáticas complexas não atendem mais as necessidades de aprendizagem desses estudantes. Assim, as metodologias ativas de aprendizagem podem se tornar ferramentas eficazes para que os estudantes possam desenvolver habilidades, competências e apropriar-se de informações, transformando-as em conhecimento. Desse modo, a metodologia da Sala de Aula Invertida pode vir a contribuir para o desenvolvimento da autonomia do estudante, tirando ele do seu papel passivo de mero receptor de conhecimento para transformá-lo em um ser ativo, construtor do seu próprio saber. Logo, a pesquisa aqui apresentada, se utilizou da abordagem qualitativa e quantitativa, e procurou elucidar os conceitos e descrever a SAI, enquanto metodologia ativa (de caráter híbrido), como alternativa para o aprimoramento do ensino de Física nas escolas, em especial nas escolas da rede pública de ensino, sejam elas escolas do campo ou urbanas. Para tanto, se procedeu um levantamento bibliográfico do que se havia produzido na literatura científica sobre o tema até o momento, e, posteriormente se elaborou um questionário, modelo de survey, com questões fechadas e abertas, para verificar junto aos professores de Física de diferentes escolas, a maneira como compreendem esta metodologia, bem como as possibilidades de sucesso vislumbradas por eles. O estudo revelou diversos aspectos positivos e negativos quanto ao entendimento dos professores acerca da SAI e apontou caminhos para o desenvolvimento e utilização da metodologia nas escolas públicas.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204227
Data: 2020-01-31


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