Abstract:
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O presente estudo é resultado do trabalho de conclusão de curso vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, sob o objetivo de entender as influências históricas das concepções de corpo humano na construção de representações sobre o corpo e suas sexualidades na relação com as abordagens no Ensino de Ciências (EC). Os estudos realizados apontaram que o EC se modifica conforme o panorama sócio-histórico-cultural da sociedade, sendo que ao entendermos esse contexto facilita compreendermos o desdobramento e as abordagens na disciplina escolar de ciências e suas implicações. A partir desse pressuposto ao historicizar as concepções e representações do corpo em determinados períodos históricos, como da Idade Média, vimos que ainda se fazem presentes no ambiente escolar, a idealização de um corpo pecaminoso, vigiado e explicado sobre dogmas religiosos que são concepções oriundas desse período. O ensino do corpo na escola, ainda bastante restrito, ao olhar exclusivo da biologia é reflexo do processo de aquisição e avanço desse conhecimento que necessitava de uma compreensão científica durante a Idade Moderna. O ensino e aprendizagem, na escola, sobre esse tema se apresenta fragmentado, esmiuçado e é aprendido em partes para a “melhor” apreensão do todo, são influências do pensamento cartesiano na educação e, sobretudo, no desenvolvimento do conhecimento do corpo humano. Essas abordagens e concepções de corpo humano além de condicionar representações sociais, estereótipos, padrões e implicações na vivência das pessoas e por não contemplar a totalidade e complexidade da vida humana, homogeniza e universaliza os corpos e experiências. |