Abstract:
|
Compreendemos que a Educação Especial vem recebendo ao longo dos anos uma nova concepção, no qual está vinculada à lutas pelo reconhecimento de pessoas com algum tipo de deficiência seja ela, física, motora, sensorial ou intelectual, buscando também a garantia de seus direitos. Este trabalho teve como temática os limites e potencialidades dos estudantes com deficiência, com foco na parte estrutural da escola, observada e também na sala de Atendimento Educacional Especializado. A partir da acessibilidade da mesma e dos equipamentos existentes na sala. Este trabalho tem como objetivo geral observar se os equipamentos de acessibilidade dos estudantes estão ajudando a potencializar o seu cotidiano escolar. Os objetivos específicos dar-se-ão em analisar qual a estrutura existente na escola na perspectiva de acessibilidade, analisar qual são os materiais presentes na sala de Atendimento Educacional Especializado e como esses equipamentos influenciam na vida do estudante. Para a metodologia buscou-se entender um pouco mais a fundo sobre a educação especial, valendo-se de sua história, junto com leis, decretos e portarias que falam sobre este tema. Para finalizar este trabalho fazemos um apanhado geral sobre tudo que foi trabalhado nos capítulos anteriores. |