Remanescentes de Mata Atlântica no município de Rio Negrinho/SC: Sequência Didática para Educação Ambiental no/do Campo

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Remanescentes de Mata Atlântica no município de Rio Negrinho/SC: Sequência Didática para Educação Ambiental no/do Campo

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Título: Remanescentes de Mata Atlântica no município de Rio Negrinho/SC: Sequência Didática para Educação Ambiental no/do Campo
Autor: Maia, Aristeu
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi elaborar e propor uma sequência didática relacionada a Educação Ambiental no âmbito da Escola do Campo, a partir do bioma Mata Atlântica que vem sofrendo com a degradação no município de Rio Negrinho/SC. A contextualização histórica ocorreu através de pesquisa bibliográfica e coleta de dados de bases reconhecidas cientificamente. E a partir disso, se pode pensar um plano de ação, no formato de uma sequência didática, para se trabalhar a temática da Educação Ambiental na Educação do Campo, em escolas da região. A problemática de preservação ambiental e recuperação dos remanescentes de Mata Atlântica no território do Planalto Norte Catarinense é tema de preocupação das autoridades públicas e ambientais, o que justifica o esforço desta pesquisa ser pertinente e necessário tanto para o campo ambiental quanto educativo. Os resultados da elaboração e organização da sequência didática através das práticas efetuadas junto a alunos, professores e comunidade escolar demonstrou efeitos positivos e abriu um leque de possibilidades para se pensar a educação do campo, no seu caráter agroecológico, de modo a construir e estimular bases interdisciplinares interessantes de serem fomentadas e aprimoradas no contexto pedagógico da promoção de uma atitude ambiental positiva.The objective of this research was to elaborate and propose a didactic sequence related to Environmental Education within the scope of Rural Education, from the Atlantic Forest biome that has been suffering from degradation in the municipality of Rio Negrinho/SC. The historical contextualization occurred through bibliographic research and data collection from scientifically recognized bases. And from that on, an action plan could be thought, in the format of a didactic sequence, to work on the Environmental Education at schools based by Rural Education politics, that representes a lot of schools in the region. The problem of environmental preservation and recovery of the remnants of the Atlantic Forest in the territory of the North Plateau Catarinense is a matter of concern for public and environmental authorities, which justifies the effort of this research to be pertinent and necessary for both the environmental and educational fields. The results of the elaboration and organization of the didactic sequence through the practices carried out with students, teachers and the school community demonstrated positive effects and opened a range of possibilities to think about rural education, in its agroecological character, in order to build and stimulate interdisciplinary interests to be fostered and improved in the pedagogical context of promoting a positive environmental attitude.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204182
Data: 2020-01-22


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