Nucleação Escolar no Município de Rio Negrinho - SC: Estudo de Caso na escola EMEB Prefº Henrique Liebl

DSpace Repository

A- A A+

Nucleação Escolar no Município de Rio Negrinho - SC: Estudo de Caso na escola EMEB Prefº Henrique Liebl

Show full item record

Title: Nucleação Escolar no Município de Rio Negrinho - SC: Estudo de Caso na escola EMEB Prefº Henrique Liebl
Author: Stiegler, Gabriele
Abstract: Este trabalho objetiva aprofundar conhecimentos sobre a nucleação no município de Rio Negrinho, mais precisamente na EMEB Pref. Henrique Liebl e apresentar os aspectos históricos envolvidos. Desenvolvido com a intenção de ampliar conhecimentos referente ao município de origem, abordando uma questão que está inteiramente ligada à Educação do Campo, no entanto priorizando outros aspectos. Sem deixar de estar em contato direto com o sujeito do campo, e tê-lo como principal envolvido. A fim de abordar e deixar clara a educação como direito humano, apresentando ainda a Educação do Campo como modalidade de ensino, por mais que os sujeitos possam não saber, mas uma educação pensada e voltada a suas rotinas de trabalho no campo existe além disso é uma política pública. Com a intensão de ter contato com diferentes perspectivas sobre a nucleação, os questionários deixam claros ainda a forma de como funciona o processo de fechamento de escolas do campo a fim de direcionar os estudantes às escolas núcleo.This work aims to deepen knowledge about nucleation in the municipality of Rio Negrinho, more precisely at EMEB Pref. Henrique Liebl and present the historical aspects involved. Developed with the intention of expanding knowledge regarding the municipality of origin, addressing an issue that is entirely linked to Rural Education, however prioritizing other aspects. Without leaving being in direct contact with the subject of the field, and having him as the main involved. In order to address and make education clear as a human right, still presenting Rural Education as a teaching modality, however much the subjects may not know, but an education thought and focused on their work routines in the field exists in addition a public policy. With the intention of having contact with different perspectives on nucleation, the questionnaires also make clear how the process of closing schools in the countryside works in order to direct students to core schools.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204122
Date: 2020-01-24


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Gabriele_Stiegler.pdf 602.1Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar