Construção da autonomia das mulheres do campo em Rio Negrinho - SC

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Construção da autonomia das mulheres do campo em Rio Negrinho - SC

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Título: Construção da autonomia das mulheres do campo em Rio Negrinho - SC
Autor: Jesus, Luana Ricardo de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar o processo de construção de autonomia por mulheres do campo no município de Rio Negrinho – Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Portanto, buscou-se, através da revisão bibliográfica, da sistematização de dados e da realização de entrevistas com os (as) agentes chaves, proporcionar premissas que possibilitassem o cumprimento deste estudo de caso. O referencial teórico empregado apresenta discussões concernentes às questões que configuram as desigualdades de gênero, relacionando-as com a realidade do cenário estudado – como por exemplo, as concepções de feminino e masculino e a divisão sexual do trabalho. Semelhantemente, aponta para a importância de uma educação emancipadora que estimule o pensamento crítico dos (as) educandos (as). No que concerne a análise da realidade das mulheres do campo de Rio Negrinho, foram realizadas entrevistas com algumas agricultoras que são tidas como exemplos de autonomia em suas localidades, bem como, demais atores (as) envolvidos (as), a fim de se obter um conhecimento mais amplo no que diz respeito às especificidades das demais produtoras. Todas a pessoas entrevistadas ressaltaram que, embora haja progressos no que diz respeito a conquista da autonomia das mulheres, ainda há muito o que avançar. Do mesmo modo, concordaram que a educação é uma importante ferramenta para o alcance de uma sociedade mais justa e igualitária. Por conseguinte, embora haja uma maior conscientização entre os (as) indivíduos (as) a respeito da relevância das discussões sobre as desigualdades entre os gêneros, a temática ainda é pouco abordada, sobretudo em Rio Negrinho. A conquista da autonomia das agricultoras entrevistadas evidencia que, embora seja processo contínuo e árduo, a superação dos ideais historicamente construídos é factível. Desta forma, é possível constatar que a presença de ações afirmativas efetivas, tanto na educação, quanto em outras esferas, é imprescindível para o alcance da igualdade entre homens e mulheres.This undergraduate thesis main goal is to analyze the process of construction of autonomy by rural women in the city of Rio Negrinho - Santa Catarina. It is a qualitative research of exploratory and descriptive character. Therefore, I attempt throughout bibliographic review, data systematization and interviews with key-agents, providing premises that enable the accomplishment of this case study. The theoretical framework employed presents discussions related to issues that constitute gender inequalities, relating them to a reality of the studied scenario - as for example, the conceptions of female and male and the sexual division of labor. Similarly, it indicates the importance of an emancipating education that stimulates the critical thinking of the students. As regards the analysis of the reality of rural women in Rio Negrinho, interviews were conducted with some women farmers who are considered as examples of autonomy in their localities, as well as other actors involved, in order to know more about specificities of the other rural women producers. All the people interviewed highlighted that although there are progress in the achievement of women's autonomy, there's still a lot yet to advance. Likewise, they agree that education is an important tool for achieving a more just and egalitarian society. Therefore, although there is greater awareness among individuals about the relevance of discussions about gender inequalities, the issue is little discussed, especially in Rio Negrinho. The achievement of the autonomy of the women farmers interviewed indicate that although it is a continuous and arduous process, the overcoming of historically constructed ideals is feasible. As such, it is possible to verify that the presence of effective affirmative actions, both in education and in other spheres, is essential for achieving equality between men and women.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204106
Data: 2020-01-20


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