A dificuldade da execução plena das sentenças da Corte Interamericana pelo Brasil: o controle de convencionalidade como instrumento de observância dos direitos humanos.

DSpace Repository

A- A A+

A dificuldade da execução plena das sentenças da Corte Interamericana pelo Brasil: o controle de convencionalidade como instrumento de observância dos direitos humanos.

Show full item record

Title: A dificuldade da execução plena das sentenças da Corte Interamericana pelo Brasil: o controle de convencionalidade como instrumento de observância dos direitos humanos.
Author: MACHADO, Carolina Lacerda
Abstract: No presente trabalho busca-se verificar a importância da atuação estatal no cumprimento das decisões contenciosas de direitos humanos perante a Comunidade Internacional e seus reflexos no ordenamento jurídico interno ante o inadimplemento hoje preponderante no Brasil. Para tanto, analisou-se os casos de condenação do Estado brasileiro na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Constata-se a importância do controle jurisdicional de omissões convencionais para apontar em que sentido devem ser feitas mudanças estruturais de adequação ao padrão de respeito de direitos humanos – fundamentados precipuamente na Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948 -, mas nomeadamente para valorizar relações de coordenação e complementariedade entre as jurisdições internacional e doméstica. Assim, constatou-se a relevância da atuação do Estado brasileiro no cumprimento das decisões contenciosas de direitos humanos ante o descumprimento hoje recorrente. De forma geral, as decisões são cumpridas de forma parcial pelo Brasil, sendo que somente uma das condenações foi arquivada. O restante das condenações analisadas permanece com obrigações abertas para cumprimento, todas estas obrigações de fazer.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203508
Date: 2019-11-27


Files in this item

Files Size Format View Description
tcc carol.pdf 978.6Kb PDF View/Open TCC
CAROL13122019.pdf 723.4Kb PDF View/Open Termo de Aprovação e Termo de Ineditismo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar