Abstract:
|
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as pesquisas divulgadas nos
Anais do III Congresso Internacional de Ensino da Matemática que utilizaram o tema
Registro de Representação Semiótica como metodologia de pesquisa, a fim de
contribuir com o estado da arte para a Educação Matemática neste campo de
pesquisa. Foram utilizados, primeiramente, os resumos e, uma vez identificado as
pesquisas, os textos foram lidos e analisados em sua íntegra. Sabendo que a noção de
Registro de Representação Semiótica trata do emprego de signos e que tem
importância fundamental para o aprendizado, e que sua utilização é necessária para a
aprendizagem matemática, as pesquisas têm valorizado esta temática no âmbito da
Educação Matemática. Isso leva à questão de como essa noção vem sendo utilizada e
como ela se faz, ao mesmo tempo, metodologia de ensino e de pesquisa. Verificou-se
que sete trabalhos apresentados no Congresso utilizaram a noção de representação
semiótica em suas pesquisas concluindo que os alunos têm maior facilidade de
interpretação, análise, entendimento e compreensão dos conteúdos matemáticos
ensinados quando trabalham com diversos registros de representação semiótica. |