Abstract:
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A presente dissertação aborda o papel heurístico das figuras na
resolução de problemas, a fim de levantar aspectos ligados à visualização.
Realiza-se um estudo sobre a organização perceptiva das figuras tendo-se,
como referencial teórico, os princípios da organização da percepção
estabelecidos pela Psicologia da Gestalt. A partir desta premissa e junto à
teoria das apreensões de R. Duval, opera-se um tratamento puramente figural
de reconfiguração pela análise de problemas que envolvem cálculo de áreas.
Contudo, tal análise fica envolta por diferentes fatores que interferem na
visibilidade e na aplicação desta operação figural.
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Esta discussão é fruto da aplicação de uma seqüência didática
desenvolvida junto a très turmas de alunosde Sš série do 19
grau, nos anos
letivos de 1996 e 1997, numa média de 12 aulas por turma. Servindo-se
daqueles fatores, propuseram-se diferentes problemas que envolvessem o
uso de figuras para chegar à solução pela operação de reconfiguração.
A realização desta seqüência didática nos deu condições para mostrar,
a propósito de uma aprendizagem da operação de reconfiguração, a
necessidade de levar em conta a importância e a complexidade das
habilidades visuais na aprendizagem da Matemática. |