Abstract:
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Esse trabalho se situa no campo da História da Matemática na educação matemática,
investigando a inserção da mesma na formação de professores, que atuam nas séries
iniciais do ensino fundamental, e suporte para elaboração de estratégias metodológicas
amparadas no uso da História da Matemática. Nossa problemática central se delineou
ao averiguarmos pesquisas que identificam uma concepção formalista do ensino da
matemática, a qual considera que a maioria dos professores atribui um excessivo valor
a alguns símbolos, regras e especialmente os algoritmos. Acreditamos ser pertinente
para a contribuição na alteração deste quadro, a inclusão da História da Matemática
dentro da visão problematizadora, associada à análise os algoritmos do ponto de vista
da representação. Tais perspectivas contribuem para o entendimento dos algoritmos
como diferentes escritas e manifestações das diversas culturas, além de descortinar
possibilidades educacionais com o uso dessas representações. Tal interesse se
fundamenta na compreensão de que reside na representação uma fundamental via de
aquisição do conhecimento matemático e por conseqüência, elemento importante na
escolha de estratégias metodológicas para seu ensino. |