Abstract:
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Esta dissertação apresenta as experiências vividas ao longo da construção da
pesquisa de mestrado, fazendo uma cartografia sobre como alunos de uma sala
de quinto ano do Ensino Fundamental experimentam saberes matemáticos a
partir de pinturas de Kandinsky. O trabalho é escrito em capítulos-movimentos,
para sugerir os modos como a pesquisa nos tomou ao longo do processo de
estudo. Alguns conceitos-ferramenta foram mobilizados, são eles: visualidade,
historicidade, transdisciplinaridade, dispositivo, experiência, cartografia. Para
problematizar um ensino de matemática por meio da arte considerou-se o tema
corpo humano e as pinturas de corpo de Kandinsky. Procurou-se compreender
o momento de produção artística do pintor, bem como sua Teoria da Forma, e a
relação por ele constituída com os movimentos corporais da bailarina expressionista
Gret Palucca. Foram criadas quatro oficinas com a função de dispositivo
para
provocar
visualidades,
saberes
e
experiências
em
torno
da
imagem
artística
do
corpo
e
da
naturalização
matemática
na
representação
dos
mesmos.
As
oficinas foram desenvolvidas numa sala de quinto ano do Ensino Fundamental
do
Colégio
Aplicação
de
Universidade
Federal
de
Santa
Catarina.
A
cartografia,
como
método
de
intervenção,
estabeleceu-se
como
um
acompanhar
os
processos
mais
do
que
representar
resultados.
Da
experiência
consideramos
que
alguns
saberes
matemáticos
em
relação
ao
corpo
entraram
em
evidência,
tais
como:
a
geometrização
do
espaço,
o
espaço
aristotélico,
a
matematização
dos
movimentos,
a
proporção,
o
volume,
as
medidas
de
beleza. |