Pedagogia socialista e Educação do Campo: reflexões a partir do estágio em ciências da natureza

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Pedagogia socialista e Educação do Campo: reflexões a partir do estágio em ciências da natureza

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Janata, Natacha Eugênia
dc.contributor.author Corrêa, Antony Josué
dc.date.accessioned 2019-12-16T19:23:51Z
dc.date.available 2019-12-16T19:23:51Z
dc.date.issued 2019-05-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203027
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo pt_BR
dc.description.abstract Compreendemos que a educação é um ato político-pedagógico, tendo como pressuposto filosófico uma determinada visão de mundo. Nesse âmbito, assumimos uma concepção de Educação do Campo vinculada ao projeto de sociedade da classe trabalhadora, ancorada nas lutas sociais para garantia de acesso a direitos, associada ao horizonte de uma transformação estrutural da sociedade. Este trabalho teve como temática a relação entre elementos da Pedagogia Socialista Soviética e a Educação do Campo, com foco no ensino de ciências. A partir dos aspectos da atualidade, auto-organização e trabalho socialmente necessário, buscamos construir reflexões acerca desta temática, tendo como base a experiência do estágio supervisionado no ensino médio, em uma escola estadual em Timbó Grande, região do Contestado em Santa Catarina. Nosso objetivo geral foi o de refletir sobre as potencialidades e limites da experiência de estágio no ensino médio para a organização na Educação do Campo do ensino de ciências, à luz de elementos da pedagogia socialista. Os objetivos específicos foram: caracterizar a pedagogia socialista soviética no recorte temporal de 1918-1931 pelas obras de Pistrak (2018, 2015) e Krupskaya (2017); sistematizar a organização do ensino das ciências naturais na Escola-Comuna (PISTRAK, 2013); apontar relações entre elementos teóricos da Escola-Comuna e da organização das aulas de ciências da natureza durante o estágio do ensino médio na Licenciatura em Educação do Campo. Para tanto, como procedimento metodológico realizamos a revisão bibliográfica de autores da Pedagogia Socialista e a observação participante durante o estágio, com sistematizações registradas no caderno de campo e, posteriormente, analisadas. As reflexões possíveis no limite deste trabalho apontam que o tema do Contestado foi o elo de ligação dos conhecimentos, em especial os das ciências da natureza, com a vida do grupo de estudantes, aproximando-se do conceito de atualidade. A partir deste tema, identificando na auto-organização potencialidades na formação dos estudantes. Considerando o estudo como também a prática realizada, compreendemos que é imprescindível que as escolas, em especial as do campo, busquem na organização do trabalho pedagógico o horizonte de transformação social, e para isso os elementos da Pedagogia Socialista Soviética podem ser importantes instrumentos de reflexão. pt_BR
dc.description.abstract Comprendemos la educación como un acto político-pedagógico partiendo del presupuesto filosófico de una determinada visión de mundo. En este sentido, asumimos una conceptualización de “Educação do Campo” vinculada al proyecto de sociedad de la clase trabajadora, anclada en las disputas sociales para garantir el acceso a sus derechos asociada al horizonte de una transformación estructural de la sociedad. Nuestro objetivo aquí es el de reflexionar sobre las potencialidades y limitaciones de la experiencia de la etapa de la práctica docente en la escuela secundaria para la organización de la enseñanza de ciencias naturales en Educação do Campo, a la luz de los elementos de la Pedagogía Socialista Soviética. A partir de siguientes aspectos: actualidad, auto organización y trabajo socialmente necesario, en la búsqueda de construir reflexiones acerca de este tema, teniendo como base la experiencia de la práctica docente supervisada en una escuela de nivel secundario en la localidad de Timbó Grande, región “do Contestado” en Santa Catarina. Los objetivos específicos fueron: caracterizar a la Pedagogía Socialista en un recorte temporal de 1918-1931 por las obras de Pistrak (2018.2015) y Krupskaya (2017); sistematizar la organización de la enseñanza de Ciencias Naturales durante la práctica docente en una escuela de nivel secundario de la Licenciatura en Educação do Campo. Como procedimiento metodológico, realizamos a revisión bibliográfica de los autores de la educación soviética y la observación participante durante la práctica docente con registro sistematizado en el cuaderno de campo y, posteriormente, analizados. Las posibles reflexiones de este trabajo apuntan que el tema “do Contestado” fue el hilo que conectó los conocimientos, especialmente los de las ciencias naturales con la vida del grupo de estudiantes, aproximándose al concepto de actualidad. A partir de este tema, identificamos en la auto organización, algunas potencialidades en la formación de los estudiantes. Considerando el estudio como también la práctica realizada, compreendemos que es imprescindible que las escuelas, especialmente las del campo, busquen en la organización del trabajo pedagógico el horizonte de transformación social y, para eso, los elementos de la Pedagogia Socialista Sovietica pueden ser importantes instrumentos de reflexión. pt_BR
dc.format.extent 145 f pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Pedagogia Socialista pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.title Pedagogia socialista e Educação do Campo: reflexões a partir do estágio em ciências da natureza pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Anhaia, Edson Marcos de


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC.pdf 6.562Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar