Abstract:
|
Objetivo
Analisar qual o modo de aplicação da técnica capacitiva do DOC é o mais eficaz com base na alteração da temperatura da pele.
Métodos
Um ensaio clínico randomizado cruzado e duplo-cego. 18 indivíduos, adultos jovens, do sexo masculino receberam aplicação na coxa, por 20 minutos, do diatermia por ondas curtas nos modos: coplanar, contraplanar e longitudinal da técnica capacitiva. A alteração da temperatura foi mensurada durante 25 minutos após a aplicação, por meio de imagens adquiridas com uma câmera termográfica. Os pontos analisados foram abaixo do eletrodo, em seu centro e há 6 cm da borda do eletrodo.
Resultados
Abaixo do eletrodo todos os modos alcançaram aquecimento vigoroso imediatamente após a aplicação. Contudo, o modo coplanar foi o que atingiu maior temperatura. Há 6 cm da borda do eletrodo (centro da coxa) o modo coplanar manteve aquecimento suave até o décimo sétimo minuto, enquanto os outros modos não elevaram a temperatura o suficiente para efeitos terapêuticos posteriores à aplicação. Portanto, o modo coplanar aqueceu a maior área.
Conclusão
Quando houver possibilidade de escolha quanto ao modo da técnica capacitiva a se utilizar recomendamos o coplanar para tratamento de tecidos superficiais. |