Leis de Newton aplicadas ao voleibol

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Leis de Newton aplicadas ao voleibol

Mostrar registro completo

Título: Leis de Newton aplicadas ao voleibol
Autor: Martinez, Laura Barth
Resumo: RESUMO O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma sequência didática, que foi elaborada levando em conta os princípios do Design Educacional, uma metodologia composta de um desenvolvimento e execução de uma inovação educacional em contextos escolares reais. A etapa de implementação do produto didático se deu ao longo de seis aulas ministradas em uma escola de Florianópolis da rede pública estadual, durante a disciplina de Estágio Supervisionado ofertado pelo departamento de Física da Univerissidade Federal de Santa Catarina. O objetivo da realização dessas aulas era auxiliar os alunos na compreensão das Le da Física através do esporte, mais especificamente o voleibol. Ao abordar o conteúdo científico, procurou-se sempre apresentar os fenômenos presentes do vôlei antes de mostrar os conceitos teóricos aplicados a ele, fazendo uso de uma perspectiva dialógica, valorizando o conhecimento prévio do aluno. Para estimular o caráter investigativo do aluno e valorizar outras formas de aprendizado, foram feitas atividades como debates de perguntas e respostas, mostra de recursos áudio-visuais e problemas de lápis e papel. À partir dos desafios enfrentados, sugestões de melhorias como, discutir o efeito magnus na bola, usar uma simulação computacional de lançamento de projéteis e dados de lançamento referentes a três tipo de saque no voleibol, foram propostos para implementações futuras. Palavras-chave: Design Educacional, Sequência Didática, Física do Voleibol.ABSTRACT The present graduation course work presents a didactic sequence, that was elaborated taking into account the principles of Educational Design, a methodology composed of of a development and execution of an educational innovation in real school contexts. The implementation stage of this didactic product was giving during six classes taught in a public state school of Florianópolis, during the course of Supervised Internship offered by the Department of Physics of the Federal University of Santa Catarina. The purpose of these classes was to assist students in understanding the Laws of Physics through sport, more specifically in volleyball. In addressing the scientific content, it was always tried to present the phenomena of volleyball before showing the theoretical concepts applied to it, making use of a dialogical perspective, valuing the previous knowledge of the student. To stimulate the investigative character of the student and to value others ways of learning, activities such, as question-and-answer debates, audio-visual resource displays and pencil and paper problems were made. From the faced challenges, improvement suggestions such as, discussion of the magnus effect on the ball, use of an computational simulation of projectile and data regarding three types of volleyball serve, were proposed for future implementations. Key-words: Educational Design, Didactic Sequence, Physics in Volleyball.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202011
Data: 2019-07-04


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC-VersãoFinal-BU-Laura.pdf 444.3Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar