Abstract:
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O estudo, é um recorte da pesquisa “Tendencias en la matrícula de la educación superior en países del Mercosur: análisis de variables específicas a partir de los primeiros años del siglo XXI - 2018-2020”, que se desenvolve em parceria com a Universidad Nacional de Villa Maria (Argentina) e países do Mercosul expandido. O objetivo é analisar a democratização do acesso na educação superior (ES) a partir da ampliação das Instituições de Educação Superior (IES) no Brasil, bem como das matrículas efetivadas, relacionando com a demanda de estudantes de 18 a 24 anos no Brasil, no período de 2003 a 2016. A metodologia apresenta uma análise documental que toma o banco de dados do Inep e o Censo da ES, organizando os dados coletados em gráficos, para análise das matrículas nas IES públicas e privadas e nos cursos Presenciais e a Distância. Foi notório tanto o aumento como a diminuição dessa oferta, impossibilitando que o Brasil avance na democratização do acesso à ES. O retrocesso percebido, evidencia a necessidade de resistir as políticas que impedem o investimento na educação, criando obstáculo e resistência. |