ANÁLISE DOS DESAFIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

DSpace Repository

A- A A+

ANÁLISE DOS DESAFIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, LENON PINHEIRO DA
dc.contributor.author FRÖHLICH, CÁTIA
dc.date.accessioned 2019-11-26T15:13:39Z
dc.date.available 2019-11-26T15:13:39Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.isbn 978-85-68618-07-3
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201941
dc.description.abstract A transformação digital é uma das áreas que merecem atenção das instituições de ensino superior (IES) para se manterem em um cenário cada vez mais competitivo. A demanda por soluções, serviços e conveniências baseadas em tecnologias vem ao encontro do novo perfil de aluno que está gradativamente mais exigente. A Internet of Things (IOT) é uma tecnologia que conecta diversos dispositivos e serviços que qualificam o ensino e a aprendizagem, bem como aumenta o conforto e a segurança dos alunos e usuários dos campi. A transformação digital se dá quando uma IES tradicional aplica IOT, podendo ser considerada uma Smart University ou um Smart Campus. Contudo, há riscos financeiros e de efetividade na implantação, principalmente para instituições que não possuem amplo conhecimento no assunto. Isso porque ainda não há soluções prontas para todas as dificuldades que possam surgir. O objetivo deste artigo é criar um instrumento de pesquisa, baseado em uma revisão da literatura, com os principais aspectos que devem ser considerados em um projeto de implantação da IOT. Foi possível apresentar de forma sintetizada uma relação de aspectos e questões norteadoras, que servem de base para o aprofundamento da pesquisa inicial do projeto de implantação da tecnologia IOT nas IES. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title ANÁLISE DOS DESAFIOS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00222.pdf 1.039Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar