Abstract:
|
O cenário atual da educação considera, entre tantas necessidades, a de encontrar novas possibilidades para a formação docente. Baseada na perspectiva histórico-cultural da aprendizagem surge o projeto Sala (Virtual) de Professores no curso de Administração de uma instituição privada de ensino superior gaúcha. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos das ações do projeto na formação dos professores do curso, no período de 2015 a 2017. Este estudo qualitativo, exploratório, baseou-se em observação e fichamento para a coleta de dados. Em seus resultados viu que: a existência de um projeto estruturado aproximou os pares; as ações propostas deram mais segurança aos professores considerados em suas especificidades; o projeto por ser novo, bem como a mediação instalada, conseguiu alcançar os professores em suas experiências, facilidades e dificuldades; e a sala virtual fornecia mais respaldo aos professores para construírem parcerias de trabalho. Pode-se concluir que ainda há uma grande lacuna entre o entendimento da formação dos professores e da relação social necessária para essa formação, contudo, a iniciativa mostrou-se como possibilidade de investir na interação e na manutenção de um canal entre os professores, para que esses se auxiliem e aprendam uns com os outros, pelo bem da continuidade de seus processos de formação. |