Abstract:
|
Esta pesquisa tem como problemática identificar as disciplinas em que, os discentes dos cursos de graduação do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA) da UNIR, possuem maiores dificuldades em alcançar a aprovação. O objetivo geral é analisar o desempenho nas disciplinas das grades curriculares dos cursos de graduação do NUCSA/UNIR das turmas ingressantes no período entre 2011 à 2014. Os objetivos específicos estão pautados em: realizar o levantamento dos discentes dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Biblioteconomia e Direito das turmas ingressantes entre 2011 à 2014; e, identificar as disciplinas que apresentam maior reprovação entre os alunos. A pesquisa constituiu-se em estudo de caso, descritivo, de abordagem mista, com levantamento de dados estruturados por meio de um estudo de corte e analisados utilizando-se de métodos de estatística descritiva. Utilizou-se ainda de pesquisa bibliográfica e análise documental. A base teórica é consubstanciada na teoria institucional combinada com o modelo de ação institucional para o sucesso acadêmico. A análise dos resultados apresentou entre as disciplinas que os alunos tem maiores dificuldades em alcançar aprovação estão as relacionadas à área de cálculo e o Trabalho de Conclusão de curso. |