Abstract:
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A evasão é um dos gargalos do ensino superior, desta forma, são necessários estudos para identificar e compreender os fatores que motivam a decisão do discente em evadir. O objetivo desta pesquisa é identificar os fatores determinantes para a evasão de estudantes do curso de Ciências Contábeis em Universidades Federais do Nordeste. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória com abordagem quantitativa e survey. Como instrumento de pesquisa foi aplicado um questionário a estudantes ingressantes do ano 2019, fazendo uso de análise descritiva e análise fatorial para a interpretação dos dados. Os resultados apontaram que o fator vocacional com maior carga fatorial foi “você entrou no curso porque passou no processo seletivo, mas, na verdade, essa não foi a sua escolha”. O fator institucional mais relevante foi “a instituição de ensino não disponibiliza informações sobre o curso”. Nessa pesquisa foi verificada uma tendência em ter uma menor taxa de evasão quando a coordenação, entre outras ações, oferecia orientação sobre o curso no ato da matrícula. A percepção dos alunos quanto ao fator desempenho mostrou que “dificuldade para acompanhamento do curso devido ao tempo necessário para os estudos” foi o item que possuiu maior carga fatorial. |