Nível de conhecimento dos estudantes do curso de Graduação em Odontologia da UFSC sobre cigarros eletrônicos

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Nível de conhecimento dos estudantes do curso de Graduação em Odontologia da UFSC sobre cigarros eletrônicos

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Title: Nível de conhecimento dos estudantes do curso de Graduação em Odontologia da UFSC sobre cigarros eletrônicos
Author: Guckert, Eduarda Coelho
Abstract: O cigarro eletrônico vem despontando como uma opção ao cigarro convencional, e é considerado por alguns uma alternativa para quem deseja parar de fumar, embora não haja comprovação de sua eficácia para esta finalidade. Além disso, muitos jovens também estão fazendo o uso do dispositivo eletrônico em busca de novas experiências, sensações e diversão. O objetivo desse estudo foi avaliar o nível de conhecimento dos alunos do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina sobre os cigarros eletrônicos. Na ausência de instrumento validado em língua portuguesa, foi elaborado um questionário contendo 19 questões fechadas, com base em trabalhos previamente publicados. Além das questões sobre conhecimento, foram coletadas informações sobre a intenção de não usuários para experimentar o dispositivo, bem como levantadas informações sobre a abordagem do assunto durante o curso de graduação e a autopercepção sobre o preparo para orientar pacientes sobre esta questão. O questionário foi aplicado a estudantes maiores de 18 anos, divididos em 3 grupos: G1 (ingressantes - primeira e segunda fases do curso), G2 (intermediários - quarta e quinta fases) e G3 (concluintes - nona e décima fases). A análise descritiva foi realizada em todas as questões e, para estatística analítica, os dados foram analisados no software IBM® SPSS versão 23, assumindo o intervalo de confiança de 95%. A análise dos resultados demonstrou que estudantes concluintes possuem mais conhecimentos sobre o cigarro eletrônico que ingressantes ou intermediários. No entanto, o nível de conhecimento dos estudantes foi considerado insatisfatório, pois mesmo nos concluintes apenas cerca de 40% alcançaram o conceito considerado satisfatório. A grande maioria dos estudantes relatou não ter tido contato com o tema durante o Curso de Graduação. Da mesma forma, a grande maioria dos concluintes declarou não se sentir preparada para responder a questionamentos de pacientes sobre o uso de cigarros eletrônicos. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade de o currículo contemplar este assunto na capacitação dos futuros cirurgiões-dentistas, de forma a capacitá-los a orientar seus pacientes sobre riscos e benefícios da utilização dos cigarros eletrônicos.Electronic cigarettes have been emerging as an option to conventional cigarettes and have being considered as an alternative for those who want to quit smoking, although there is no evidence it is effective for this purpose. At the same time, in recent years there has been an increase in the use of the device by young people, seeking new experiences, different feelings and having fun. The aim of this study was to evaluate the knowledge of students of the Undergraduate Dentistry Course of the Federal University of Santa Catarina regarding electronic cigarettes. Since there was no specific survey validated in Portuguese, a questionnaire was prepared based on previously published works, consisting of 19 closed questions. Information about the intention of non-users to try the device was also collected, as well as information about the approach of the subject during the undergraduate course and the self-perception about the preparation to guide patients on this issue. The survey was completed by 209 students, who were classified into three different groups: G1 (beginners), G2 (intermediate) and G3 (seniors). The descriptive analysis was performed on all issues and, for analytical statistics, the data were analyzed in the IBM® SPSS software version 23 (95% confidence interval). The analysis of the results showed that senior students have more knowledge about the electronic cigarette than beginners or intermediates. However, the level of student’s knowledge was considered unsatisfactory, because even in the senior group only about 40% achieved the mark performance considered satisfactory. Most of students reported not have had contact with the subject during the undergraduate years. Similarly, most of participants stated that they did not feel prepared to answer to patient questions about the use of electronic cigarettes. The results of this study point to the need for the curriculum to address this issue in the training of dental students, in order to enable them to enlighten their patients on the risks and benefits of using electronic cigarettes.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201622
Date: 2019-10-24


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