VIVER NAS RUAS E O DEVIR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

VIVER NAS RUAS E O DEVIR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Carcereri, Daniela Lemos
dc.contributor.author COUTO, JOAQUIM GABRIEL DE ANDRADE
dc.date.accessioned 2019-11-08T16:53:44Z
dc.date.available 2019-11-08T16:53:44Z
dc.date.issued 2019-02-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201514
dc.description Trabalho de Conclusão (Residência). Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde da Família. pt_BR
dc.description.abstract Diante das situações adversas que o modelo econômico capitalista vem submetendo a sociedade, as ruas têm sido ocupadas por uma população que encontra nos diferentes espaços urbanos um local de moradia, contrastando com as formas de sobrevivência socialmente aceitas. A População em Situação (PSR) sofre com as diferentes exclusões, sendo tratada como excedente inclusive pelo Estado, que frequentemente atua com práticas abertamente higienistas. Nesse cenário, a formação em saúde vem sendo estruturada em um modelo biomédico, altamente biologicista, tecnicista, voltado para o mercado, tendo como eixo formador a lógica do padrão e da norma, sem reconhecer as diversidades existentes na sociedade. Por este motivo, esse trabalho tem como objetivo contribuir, por meio da formulação de um projeto de extensão universitária (EU), para a formação na área da saúde, a partir da aproximação da realidade da PSR. Busca-se estimular a compreensão dos sujeitos na sua ipseidade e fomentar a reflexão acerca das concepções sobre o processo saúde-doença-cuidado que perpassam a formação em saúde. O trabalho foi construído a partir de uma revisão bibliográfica, a fim de propiciar um maior contato com o que já se tem produzido sobre o tema investigado, buscando a ampliação dos conhecimentos e dos horizontes. E também a partir da prática vivenciada no período de estágio no Consultório na Rua do município de Florianópolis, Santa Catarina, utilizando esse momento para se aproximar dos profissionais que atuam diretamente com a PSR, assim como da própria população. A revisão bibliográfica abordou os seguintes temas: saúde da PSR; construção social dos conceitos de corpo, saúde, doença e cuidado; ensino em saúde e extensão universitária. A vivência e o contato com a rua permitiram reflexões, que somadas às leituras, serviram de base para a construção de uma proposta de projeto de extensão multiprofissional e interdisciplinar na área da saúde, envolvendo PSR. Partiu-se da compreensão da EU como ingrediente importante na construção da coesão social, no aprofundamento da democracia e na luta contra a exclusão social, pensando em um espaço que estimule os estudantes a terem um olhar capaz de ressignificar conceitos e preconceitos, que promova a inquietação frente às vulnerações presenciadas, e que estimule a criticidade, a criatividade e o desejo por transformações. Deste modo, vislumbra-se o devir no processo de ensino-aprendizagem em saúde, buscando a formação de profissionais de saúde ético-políticos, críticos e reflexivos, capazes de enxergar as diferentes formas de ser e estar no mundo, estando disponíveis a serem afetados pelos indivíduos, para assim cuidar respeitando as suas singularidades, pensando para além das concepções de normalidade, e do cuidado fragmentado e prescritivo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject População em situação de rua; Saúde; Educação; Extensão universitária. pt_BR
dc.title VIVER NAS RUAS E O DEVIR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE pt_BR
dc.type TCCresid pt_BR
dc.contributor.advisor-co Abreu, Deidvid de


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
JOAQUIM GABRIEL ANDRADE COUTO.pdf 713.6Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar