RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação

DSpace Repository

A- A A+

RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação

Show full item record

Title: RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação
Author: Garcia, Humberto
Abstract: No presente trabalho foram pesquisados e relacionados os objetos Ensino de Sociologia, Imaginação Sociológica e RPG. Através de consulta à bibliografia especializada nacional e internacional, apresenta-se a discussão acerca do conhecimento sociológico, sentido da Sociologia em sala de aula, o conceito de Imaginação Sociológica, sentido do RPG e seus usos didáticos. Com base nessas discussões presentes na bibliografia e na apresentação de experiências com o uso do RPG em sala de aula durante o período de estágio docente, foi proposta a utilização do RPG como ferramenta didática no ensino de Sociologia em sala de aula no Colégio de Aplicação. Os resultados apontam para a particularidade dos desafios do ensino de Sociologia perante às outras disciplinas escolares no sentido de que as experiências práticas das vidas dos alunos podem operar de maneira tanto a ajudar quanto frustrar os propósitos pedagógicos. Nesse sentido, encontrou-se no RPG didático uma ferramenta eficaz em trazer à tona representações resguardadas nas imaginações dos alunos acerca dos grupos e fenômenos sociais presentes na sociedade em que vivem para que possam ser desconstruídos e reformulados pelo pensamento sociológico. Ao fim, reflete-se sobre as potencialidades e limitações apontadas pela bibliografia e experiência prática em sala de aula acerca do uso do RPG no ensino de Sociologia.This work is a research that investigates the relations between the objects of Teaching Sociology, Sociological Imagination and RPG. Through national and international specialized bibliography, it presents the discussion concerning the meaning of sociological knowledge, the meaning of Sociology in classrooms, the concept of sociological imagination, RPG and its uses as a teaching tool. We use these questions as they are presented in the consulted bibliography, as well as the author`s own experiences in Sociology classrooms using RPG to propose the use of said game as an effective teaching method in Sociology classes. The results show that Sociology faces particular challenges in comparison with other school disciplines regarding concrete experiences that students bring from their lives outside the school, which are challenged by sociological knowledge. These students’ previous experiences can operate both in favor and against teachers’ pedagogical objectives. We found that RPG as a teaching tool is an effective way to bring up social representations about groups and social phenomena deeply rooted and buried in students imaginations in a way that teachers can deconstruct and reshape them using sociological knowledge. At the end, we reflect about the potentialities and limitations brought up by the consulted bibliography, and our own experiences in classroom regarding the use of RPG as a teaching tool in Sociology classrooms.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200513
Date: 2019-07-13


Files in this item

Files Size Format View
TCL - Humberto Garcia.pdf 1.600Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar