Deficiência, inclusão e exclusão na escola: percepções de professores de escolas públicas municipais de Florianópolis.

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Deficiência, inclusão e exclusão na escola: percepções de professores de escolas públicas municipais de Florianópolis.

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Title: Deficiência, inclusão e exclusão na escola: percepções de professores de escolas públicas municipais de Florianópolis.
Author: Lemos, Jailson Bernardo de
Abstract: Este trabalho propõe-se a analisar as experiências em sala de aula, de professores que atuam com alunos com deficiência em escolas públicas municipais de Florianópolis, além de analisar percepções, possíveis limites e potencialidades dessa experiência escolar, a partir de seus relatos cotidianos com as políticas de inclusão. Para contextualizar a questão da deficiência na escola, recorremos à pesquisa documental sobre a legislação pertinente ao assunto, bem como a revisão da literatura especializada sobre o tema. Busca-se refletir sobre algumas questões que tratam da exclusão da pessoa com deficiência e das dificuldades de inclusão da mesma no ambiente escolar, bem como um referencial teórico que discute a normatização do ensino e propostas de inclusão podem gerar exclusão, bem como analisar as representações que esses profissionais têm sobre esses alunos, suas estratégias pedagógicas e agenciamentos para lidar com eles, com a diferença entre eles e os demais alunos, e possíveis conflitos. Desse modo, o trabalho pretende oferecer contribuições à discussão da escola enquanto espaço de diversidade.This paper aims to analyze classroom experiences of teachers who work with students with disabilities in municipal public schools in Florianopolis, as well as to analyze perceptions, possible limits and potentialities of this school experience, based on their daily reports with the inclusion policies. To contextualize the issue of disability in school, we used documentary research on relevant legislation, as well as a review of specialized literature on the subject. It is sought to reflect on some issues that deal with the exclusion of the disabled person and the difficulties of inclusion of the same in the school environment, as well as a theoretical reference that discusses the normatization of teaching and proposals of inclusion can generate exclusion, as well as to analyze representations that these professionals have about these students, their pedagogical strategies and assemblies to deal with them, the difference between them and the other students, and possible conflicts. In this way, the work intends to offer contributions to the discussion of the school as a space of diversity.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200510
Date: 2019-06-09


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