Gênero e sexualidade no ensino de sociologia: uma alternativa pedagógica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Gênero e sexualidade no ensino de sociologia: uma alternativa pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira de Oliveira, Amurabi
dc.contributor.author Iabel Barbosa, Inaê
dc.date.accessioned 2019-09-11T18:05:24Z
dc.date.available 2019-09-11T18:05:24Z
dc.date.issued 2019-07-15
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200496
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract Neste Trabalho de Conclusão de Licenciatura, socializo uma alternativa pedagógica criada e experimentada por mim para introduzir questões relacionadas a gênero e sexualidade em uma aula de Sociologia durante minha prática docente junto a disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Catarina. A intenção principal desse estudo de cunho descritivo-analítico-propositivo é disponibilizar instrumentos didáticos e metodológicos que possam ser apropriados e transformados. Com isso, almejo colaborar com a ampliação dos estudos sobre Metodologias de Ensino em Ciências Sociais, mais especificamente na abordagem de questões relacionadas a gênero e sexualidade, e problematizar afirmações feitas para o combate da chamada “ideologia de gênero”. Para tanto, me apoio no Plano de Aula e no relato de experiência que produzi durante o estágio. Ao refletir sobre as possibilidades de aprendizagem da alternativa pedagógica socializada, observo três movimentos que, a meu ver, potencializam o processo de aprendizagem: a descentralização da figura da/o professor/a, a construção coletiva do conhecimento e a desnaturalização da cisheteronormatividade. pt_BR
dc.description.abstract ABSTRACT In this Degree Completion Work, I socialize a pedagogical alternative created and tried by me to introduce questions related to gender and sexuality in a sociology class during my teaching practice in the discipline of Supervised Internship in Social Sciences II of the Licentiate course in Social Sciences of the Federal University of Santa Catarina. The main intention of this descriptive-analytical- purposeful study is to make available didactic and methodological instruments that can be appropriated and transformed. With this, I aim to collaborate with the expansion of the studies on Methodologies of Teaching in Social Sciences, more specifically on the approach off questions related to gender and sexuality, and to problematize statements made to combat the so-called "gender ideology". For that, I start from the Lesson Plan and the experience report that I produced during the internship. When reflecting on the possibilities of learning in the socialized pedagogical alternative, I observe three movements that, in my view, potentiate the teaching-learning process: the decentralization of the figure of the teacher, the collective construction of knowledge and the denaturation of cisheteronormativity. pt_BR
dc.format.extent 55 folhas pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Ensino de Sociologia. pt_BR
dc.subject Gênero. pt_BR
dc.subject Sexualidade. pt_BR
dc.subject Sociology teaching. pt_BR
dc.subject Gender. pt_BR
dc.subject Sexuality. pt_BR
dc.title Gênero e sexualidade no ensino de sociologia: uma alternativa pedagógica pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCL Inaê.pdf 580.6Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar