“Era uma vez, uma mulher que viveu feliz para sempre": uma leitura da condição feminina em Branca de Neve no contexto cinematográfico

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“Era uma vez, uma mulher que viveu feliz para sempre": uma leitura da condição feminina em Branca de Neve no contexto cinematográfico

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Title: “Era uma vez, uma mulher que viveu feliz para sempre": uma leitura da condição feminina em Branca de Neve no contexto cinematográfico
Author: Folloni, Aline Cristina de Souza
Abstract: Este trabalho objetiva analisar as produções cinematográficas inspiradas no conto de fadas Branca de Neve, o qual foi escrito originalmente pelos Irmãos Grimm (1812). A análise busca compreender os movimentos da linguagem cinematográfica e seus modos de perpetuação dos discursos, principalmente, concernentes à condição feminina em nossa sociedade. A ancoragem teórica segue os pressupostos da Análise do Discurso francesa de Michel Pêcheux e de seus desdobramentos a partir dos trabalhos desenvolvidos por Eni Puccinelli Orlandi, no que diz respeito ao conceito de efeitos de sentido e do entrelaçamento do linguístico e do ideológico; das ideias de Evelyn Reed (1954), em relação à discussão das identidades de gênero; e das reflexões de Nelly Novaes Coelho (2008), no tocante à historicidade dos contos de fadas. A pesquisa consiste na visualização dos filmes: Branca de Neve e os sete anões (1937), produzido pelos estúdios Disney, e Espelho, espelho meu (2012), de Tarsem Singh; seguida da leitura e aplicação dos teóricos nas referidas obras, sendo, portanto, considerado um estudo qualitativo e interpretativista. Este trabalho mostra-se relevante dentro dos estudos da linguagem uma vez que pretende explorar o modo de construção desses projetos cinematográficos discursivamente, visto que um objeto inserido no mundo – os filmes – interage de maneira a refletir e, quiçá, interferir na visão e no imaginário de dada sociedade em relação à identidade do que é ser mulher.This paper carries out a Discourse Analysis exploration of a feminist perspective in Snow White films. The main goal is to analyze cinematographic and audiovisual elements which are responsible for giving a new view in relation to the woman in this classic fairy tale. Feminist studies have been highlighted since the women decide to break up stereotypes and reclaim for their rights. For this reason, this study aims to enlarge the discussion about how women are portrayed in two child movies, in a discursive way, which are: Snow White and the Seven Dwarfs (1937), by Disney Studios, and Mirror, Mirror (2012), by Tarsem Singh. Given this, Pêcheux and his studies will guide this research as well as Eni Orlandi’s assumptions about discourse and how it could work in an audiovisual piece.
Description: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200142
Date: 19-07-19


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