Histórias Digitais: o que enunciam estudantes da Educação Básica?

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Title: Histórias Digitais: o que enunciam estudantes da Educação Básica?
Author: Pottmeier, Sandra
Abstract: Esta proposta de criação midiática, inscrita no curso de especialização em Linguagens e Educação a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina tem como tema Histórias Digitais na Educação Básica. Fundamentada em uma base epistemológica teórico-metodológica em Bakhtin e seu Círculo esta é cunhada também pelos conteúdos postulados no módulo I – Intimidades, Unidade 3 “Formação do leitor e modos de ler; Narração como Interpretação das experiências; leituras em diferentes materialidade” (BRAGA, 2018); no módulo II – Suportes Narrativos – Unidade 3 “Linguagens e gêneros discursivos” (OLIVEIRA, 2018) e; por fim, no módulo III – Repositórios Digitais – Unidade 2 – “Múltiplas Tecnologias em processos educativos” (HACK, 2018). A presente prática escolar, a partir de Histórias Digitais, objetiva compreender nos discursos dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio suas escolhas futuras (carreira profissional, constituição de família, religião entre outros) e, consequentemente, o paradoxo entre o ser e o ter, seguido dos objetivos específicos: i) analisar como esses/as estudantes se constituem leitores e escritores na escola e fora dela a partir da produção da História Digital; ii) identificar se as escolhas/decisões desses/as estudantes se pautam mais no ser ou no ter; iii) identificar quais práticas sociais envolvendo o uso das tecnologias na escola por esses/as estudantes são as mais frequentes. A metodologia é baseada em uma pesquisa-ação realizada com dez estudantes matriculados em uma escola da rede estadual de Santa Catarina, localizada em Blumenau/SC, respaldada pelos seguintes instrumentos de coleta de dados: i) discussão do filme “Até o último homem”; ii) produção e socialização de textos narrativos curtos (podendo estes serem postados em redes sociais); iii) elaboração de um roteiro para a História Digital; iv) elaboração de uma História Digital; v) aplicação de um questionário semiestruturado. Os resultados analisados à luz de teoria enunciativa discursiva (BAKHTIN, 2010[1979]) e atendendo os objetivos, apontaram que os/as estudantes pesquisados se constituem leitores e escritores na escola e fora dela. No que se refere as suas escolhas e decisões, esses/as pautam-se mais no ser embora o ter esteja presente como questão de sobrevivência, de segurança. Além disso, as práticas sociais de leitura e escrita envolvendo o uso das tecnologias na escola por esses/as estudantes são as mais frequentes, haja vista que a democratização midiática promoveu mais acesso a mais pessoas a diferentes textos, hipertextos, vídeos, portanto, outras maneiras em diferentes suportes textuais/discursivos para interagir e se comunicar com o outro. Conclui-se que a partir da proposta de uma criação midiática, tal prática pedagógica perpassada por um projeto de vida, das escolhas futuras desses sujeitos, instigou a autoria, o protagonismo, a criticidade e autenticidade das Histórias de Vida diversas que foram escritas, roteirizadas e produzidas em vídeo por esses estudantes. Experiências de cunho emocional que promoveram reflexões para o autoconhecimento, para a constituição da identidade desses cidadãos.This proposal of media creation, enrolled in the specialization course in Languages and Distance Education of the Federal University of Santa Catarina has as its theme Digital Stories in Basic Education. Based on a theoretical-methodological epistemological basis in Bakhtin and his Circle, this is also coined by the contents postulated in module I - Intimates, Unit 3 “Reader's formation and ways of reading; Narration as Interpretation of experiences; readings in different materiality ”(BRAGA, 2018); in module II - Narrative Supports - Unit 3 “Discursive Languages and Genres” (OLIVEIRA, 2018) and; Finally, in module III - Digital Repositories - Unit 2 - “Multiple Technologies in Educational Processes” (HACK, 2018). The present school practice, based on Digital Stories, aims to understand in the discourses of third year high school students their future choices (professional career, family formation, religion among others) and, consequently, the paradox between being and having , followed by the specific objectives: i) to analyze how these students constitute readers and writers in the school and beyond from the production of the Digital History; ii) identify if the choices/decisions of these students are more based on being or having; iii) identify which social practices involving the use of technologies in school by these students are the most frequent. The methodology is based on an action research conducted with ten students enrolled in a school of Santa Catarina state network, located in Blumenau / SC, supported by the following data collection instruments: i) discussion of the movie “Until the last man”; ii) production and socialization of short narrative texts (these can be posted on social networks); iii) elaboration of a script for Digital History; iv) elaboration of a Digital History; v) application of a semi-structured questionnaire. The results analyzed in the light of discursive enunciative theory (BAKHTIN, 2010 [1979]) and meeting the objectives, pointed out that the researched students constitute readers and writers at school and outside of it. Regarding their choices and decisions, these are more based on being although having is present as a matter of survival, of security. Moreover, the social practices of reading and writing involving the use of technologies in school by these students are the most frequent, given that media democratization promoted more access to more people to different texts, hypertexts, videos, and so on. ways in different textual / discursive media to interact and communicate with each other. It is concluded that from the proposal of a media creation, such pedagogical practice permeated by a life project, of the future choices of these subjects, instigated the authorship, the protagonism, the criticality and authenticity of the diverse Life Stories that were written, scripted. and produced on video by these students. Emotional experiences that promoted reflections for self-knowledge, for the constitution of the identity of these citizens.
Description: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199874
Date: 2019-07-19


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