Abstract:
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O presente estudo teve o objetivo de investigar a temática metodologia(s) de
ensino nos relatórios de estágio em Educação Física nas disciplinas Estágio
Supervisionado I e II (DEF 5872 e DEF 5873) do curso de licenciatura em
Educação Física da UFSC. Estas disciplinas se destacam, especialmente, por
inserir os licenciandos nas primeiras experiências (formais, organizadas e
supervisionadas) com os conhecimentos pertinentes ao ensino e aprendizagem
em situações concretas de realidade da Educação Física escolar. A questão
investigativa está formulada nos seguintes termos: que metodologia(s) de
ensino os licenciandos-estagiários movimentam para as aulas de Educação
Física nas experiências de aprendizagem da docência nas escolas-campo
durante as disciplinas Estágio Supervisionado I e II? Daí decorreu o seguinte
objetivo: verificar nos relatórios de estágio supervisionado I e II quais
metodologias de ensino foram mobilizadas pelos licenciandos-estagiários para
elaborar e intervir com seus projetos de ensino nas aulas de educação física
nas escolas campos de estágio. Trata-se de uma pesquisa teórica tendo por
base uma análise documental nos Relatórios Finais de Estágio Supervisionado
I e II (DEF 5872 e DEF 5873). A análise dos dados foi orientada pelos
seguintes elementos metodológicos: numa combinação que utilizará aspectos
da análise temática (modalidade de análise de conteúdo) e da análise
hermenêutica-dialética, ambas tratadas por Minayo (2008). Como resposta à
questão investigativa chegou-se as seguintes conclusões: as metodologias de
ensino mais mobilizadas pelos licenciandos-estagiários foram, por ordem de
predominância: Crítico-Emancipatória, Crítico-Superadora, Aulas Abertas à
Experiência e Construtivista. |