Abstract:
|
Esta pesquisa buscou investigar e compreender como a Educação Física vem se realizando na escola após a última Reforma do Ensino Médio, que alterou a organização curricular e redefiniu os componentes curriculares em áreas de conhecimentos dentro de cinco itinerários formativos. Esta reforma foi sancionada pela Lei 13.415 de fevereiro de 2017, instituindo a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Além do aumento da carga horária e a possibilidade de parcerias público-privadas (entre outras alterações), a instituição de itinerários formativos como forma de organização curricular alocou a Educação Física na área de linguagens e lhe outorgou o caráter de ”campo de estudos e práticas”. Partindo da assertiva de que a Lei 13.415 é parte da reforma empresarial da educação, objetivamos conhecer a configuração ou desfiguração da Educação Física e seu papel na formação escolar dos jovens. Para tal, desenvolvemos uma pesquisa de caráter exploratório e descritiva numa Escola Pública de Florianópolis, composta por observação, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Como resultados, destacamos que a Educação Física se situa numa posição subordinada no currículo escolar, uma vez que os únicos componentes que permanecem obrigatórios no currículo do Ensino Médio foram a Matemática e a Língua Portuguesa. Além disso, seus conteúdos têm sido tratados como meios para o desenvolvimento de competências, especialmente, as socioemocionais. Também observamos que o conhecimento da Educação Física tem sido esvaziado pela abordagem pragmática e presentista. Por último, encontramos uma forte intenção de desintelectualização do professor e desprofissionalização do trabalho docente. |