O conteúdo primeiros socorros e a Licenciatura em Educação Física: memórias e possibilidades de abordagens

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O conteúdo primeiros socorros e a Licenciatura em Educação Física: memórias e possibilidades de abordagens

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Título: O conteúdo primeiros socorros e a Licenciatura em Educação Física: memórias e possibilidades de abordagens
Autor: Rodrgues, David da Cruz
Resumo: O cenário acadêmico da Educação Física (EF), no que diz respeito à estrutura curricular, passou por diversas transformações ao longo do século XX, o qual foi marcado por diversos acontecimentos históricos na política, economia e sociedade. Entre estas mudanças da EF, verificou-se a do curso de Licenciatura Plena em EF para Licenciatura e Bacharelado, cursos que estão em vigência desde 2006 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Perante as informações levantadas sobre o currículo de ambos os cursos, observou-se a ausência de uma disciplina com conteúdo de Primeiros Socorros (PS) na formação de professores de EF da Licenciatura. Em meio a essa ausência, nos indagamos a questionar sobre o conteúdo de PS na formação do curso de Licenciatura em EF da UFSC, refletindo sobre o porquê da ausência de uma disciplina sobre PS surgiu o interesse em responder a seguinte questão: como o currículo do curso de licenciatura em EF da UFSC aborda elementos e discussões relacionadas ao conteúdo de PS na formação inicial? Diante disso, este estudo teve como objetivo compreender como o currículo do curso de licenciatura em EF da UFSC aborda elementos e discussões relacionadas ao conteúdo de Primeiros Socorros na formação inicial. Para tanto, percebe-se que o ensino de PS nas escolas pode ser ensinado pelo professor de EF escolar como, o conteúdo, por apresentar possibilidades emancipatória para as crianças , visto que o contexto escolar pode vir a apresentar riscos durante as práticas da EF. Para a realização deste estudo, optamos por uma pesquisa de caráter descritiva do tipo estudo de campo e documental, do qual foi utilizada abordagem qualitativa. Realizamos um levantamento de documentos sobre o currículo dos cursos de EF da UFSC, além de entrevistas com professores do corpo docente que lecionaram a disciplina específica sobre PS. Além disso, a discussão da pesquisa consistida nas informações encontradas nos documentos e nas entrevistas, fazendo reflexões acerca das possibilidades do ensino dos PS na escola pelo professor de EF, e também sobre o papel desse professor como mediador desse conhecimento para as crianças. Considerou-se com essa pesquisa que fatores políticos e sociais relacionados ao corpo docente do Centro de Desportos influenciaram para a ausência de uma disciplina obrigatória de PS para o curso de EF da UFSC. Percebeu-se que novas propostas de ensino podem ser planejadas e realizadas por professores de EF para os seus alunos, de modo que esse conhecimento em PS seja apresentado com coerência.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199621
Data: 2019-07-01


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