Abstract:
|
O presente trabalho pretende contribuir para uma reflexão pedagógica e social sobre a comunicação humana e os recursos tecnológicos disponíveis, principalmente as redes sociais, o uso eficiente da internet, principalmente como ferramenta educacional. O mundo digital faz parte da nossa vida e há nele ferramentas extraordinárias no desenvolvimento do processo educacional, porém ainda há muitos limitadores na escola, nas práticas pedagógicas, principalmente, na mente das pessoas que merecem estudo e atenção. Considerando essas proposições, procedeu-se a um levantamento das atividades escolares como práticas pedagógicas em que o uso de alguma tecnologia digital de comunicação esteja efetivado. Na sequência, procedeu-se ao levantamento de aspectos problemáticos ou desafios enfrentados pela escola em que se deu a investigação e, a posteriori, apresenta-se a correlação entre esses dados e o que preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia empreendida é de cunho qualitativo, do tipo analítico-descritivo. Os resultados da análise indicam alguns avanços em relação ao uso de recursos tecnológicos digitais nas atividades didáticas na escola em questão, como também muitos desafios, principalmente no tocante às mudanças instituídas pela BNCC. |