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O presente trabalho de conclusão de curso intitulado “contextos violentos e seus impactos na escola” tem, por objetivo principal, “identificar representações
de violências cotidianas apresentados(as) pelos(as) adolescentes atendidos(as) pelo serviço social do CEMSJ convidados(as) a integrar o grupo de convivência
‘girassol’, a fim de proporcionar espaço de diálogo e reflexão sobre questões da adolescência, convivência familiar e comunitária”. A compreensão dos reflexos
de situações de violência vivenciada por educandos e educandas e seus cotidianos impactam diretamente seus respectivos desenvolvimentos educacionais, uma
vez que esta demanda apresenta-se inserida em contextos escolares na atualidade. Tomou-se como ponto de partida as demandas constantes ao serviço social
do Centro Educacional Marista São José - CEMSJ, tais como: choros, tristeza, falta de atenção e de motivação e foco nas aulas, repetidas faltas, sinais
de depressão e automutilação. Enquanto metodologia, definiu-se a análise de conteúdo enquanto melhor forma de análise dos dados recolhidos por meio de
observação e de entrevistas realizadas com três educandos(as), sendo esta pesquisa de caráter qualitativo. Como resultado das entrevistas, as violências
analisadas com mais enfoque foram: violência sexual, conflito familiar e a violência auto infligida. A partir desses referenciais, é possível sinalizar
que crianças que passam por processos de violências, demonstram processos de “sofrimentos” que seguramente provocam prejuízos em seu desenvolvimento. Ressalta-se
aqui a importância da escola, enquanto espaço privilegiado de escuta e proteção. Para concluir, ficou explicitada a necessidade de um Sistema de Garantia
de Direitos - SGD onde suas diferentes instâncias efetivamente respondam pelos seus papéis e que funcionem de forma articulada, para que todas as crianças
e adolescentes encaminhados pela escola tenham acesso a atenção qualificada, contribuindo em seu processo de desenvolvimento integral. |
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