Abstract:
|
O presente trabalho relata e traz reflexões acerca do uso de oficinas temáticas enquanto
recurso para formação continuada de professores de Ciências. O estudo é pautado no
desenvolvimento de cinco oficinas temáticas - de caráter teórico-prático, que contemplam
diferentes tópicos de Ciências - com 18 professores/as que atuam em escolas públicas da
região de Campo Mourão/PR. Durante o desenvolvimento das oficinas temáticas
exploraram-se o uso de vários recursos didáticos (jogos didáticos, filmes, ferramentas
computacionais, atividades experimentais, entre outros) buscando, na medida do possível,
estabelecer relações entre as dimensões ensino, pesquisa e extensão. A diversidade de
recursos didáticos, o processo de reflexão acerca de metodologias de ensino e abordagens
de tópicos passíveis de serem utilizados em sua prática docente foram os principais pontos
positivos indicados pelos/as professores/as participantes do curso de formação continuada.
Conclui-se que o desenvolvimento desse curso permitiu o estreitamento da relação entre a
UTFPR e o NRE de Campo Mourão, garantindo a continuidade de trocas de saberes e
vivências. |