Abstract:
|
O Projeto de Extensão “Clubes de Robótica e Automação em Instituições Públicas de
Educação Básica”, proposto à Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO),
congregou alunos de escolas, de ensino fundamental e médio, interessados em projetos de
robótica e automação. As atividades envolveram conhecimentos de ciência, tecnologia,
engenharia e matemática (STEM). O citado projeto de extensão é um produto educacional
vinculado à pesquisa de doutorado do Coordenador. Entre as ações vislumbradas está a
montagem de kits, criação de projetos próprios e a automatização de brinquedos. Nas
atividades os estudantes mobilizam conhecimentos na área de STEM. A ideia dos Clubes
de Robótica originou-se dos clubes de ciências. A orientação teórica da presente proposta é
a abordagem construcionista das tecnologias digitais de informação e comunicação
(TDIC). O projeto de extensão foi implementado em três instituições públicas de ensino,
envolvendo estudantes de graduação como monitores dos Clubes. A expectativa foi
contribuir para que o ambiente escolar se torne uma instância de produção de
conhecimento. Os resultados obtidos demonstram a viabilidade da ação extensionista
enquanto incentivadora da criatividade e do espírito inovador. |