dc.description.abstract |
O projeto intitulado Física no Esporte foi idealizado para atuar na crescente evasão de
alunos nas fases iniciais dos cursos de Engenharias e Ciências Exatas, em especial dos
estudantes oriundos de escolas públicas. Através de pesquisas, constatou-se que o
problema se encontra na abordagem estritamente teórica das aulas de física no ensino
médio. Dessa forma, os alunos de graduação do Centro Tecnológico de Joinville da
Universidade Federal de Santa Catarina, envolvidos no projeto de extensão, desenvolveram
um material criativo, didático e com abordagens práticas, a serem repassados aos alunos da
rede pública do município de Joinville, em um formato de palestra de 50 minutos,
vinculando os conceitos da física com algumas modalidades esportivas. Com a finalidade
de analisar os resultados e constatar a eficácia do projeto, foi repassado aos estudantes um
questionário ao final da palestra. Da análise das respostas, conclui-se que a abordagem
prática e relacional para explicação de conceitos da física, garante uma maior qualidade no
repasse de informações, e como consequência fortalece a base teórico/científica dos alunos
para sua posterior inserção, com menores dificuldades, no ensino superior. |
pt_BR |