Abstract:
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O presente trabalho tem como objetivo apresentar as percepções do público alvo, isto é,
dos alunos de ensino médio, a partir do desenvolvimento de duas oficinas intituladas
“Elementos Químicos nos medicamentos” e “A química dos detergentes”, segundo as
respostas dadas aos questionários realizados durante cada oficina, que foram selecionadas
de modo representativo. A intenção é buscar as contribuições educacionais e sociais
geradas aos alunos. As oficinas foram criadas de acordo com a demanda da comunidade
escolar, ou seja, demanda dos professores e alunos das escolas, parceiras do Projeto de
Extensão Transfere - Mediação de conhecimentos entre universidade e comunidades. Estas
oficinas foram estruturadas de acordo com a abordagem teórico-metodológica dos Três
Momentos Pedagógicos e realizadas no laboratório da escola que atua como parceira do
Projeto desde 2014. As oficinas contam com a participação de professores de química da
escola e da universidade, graduandos bolsistas e voluntários e alguns alunos voluntários da
escola, que trabalham e atuam em equipe na elaboração e realização das oficinas nas
dependências da escola. A partir dos questionários desenvolvidos durante a atividade foi
possível perceber que o público alvo, isto é, os alunos da escola se sentem motivados a
aprender química quando são trabalhados temas ligados com o cotidiano. Além disso, uma
atividade que interliga teoria e experimentos, como alunos muitos relataram, são ações
diferentes daquelas presentes na rotina escolar. Vale destacar a importância do projeto para
os alunos da universidade integrantes da equipe que, além de aproximá-los do ambiente
escolar, que pode vir a ser o futuro local de trabalho de alguns licenciados em química,
incentiva sua capacitação através do desenvolvimento e aperfeiçoamento acadêmico e
cidadão. |