Abstract:
|
No Brasil, uma das principais causas que influenciam os estudantes a apresentarem
dificuldades durante o processo de leitura são os distúrbios de aprendizagem, entre eles
podemos citar a dislexia. Buscamos com esse trabalho apresentarmos uma proposta de
intervenção para trabalhar a leitura de alunos diagnosticados com dislexia que frequentam
uma escola do município de Cerro Largo. A proposta consiste em aplicarmos um software
denominado “Estimugame”, este que auxiliará como estímulo para elevar a consciência
fonêmica, através de jogos de identificação e reconhecimento de sons, letras, palavras,
frases e rimas, analisando sua efetividade por intermédio da comparação dos desempenhos
atingidos em testes de leitura efetuados antes e após a utilização do programa. As
atividades estão em fase de desenvolvimento, porém já podemos comprovar uma evolução
positiva na leitura dos participantes disléxicos. Assim, esse software mostra que são
necessárias metodologias diferenciadas e desenvolvidas especialmente para atender às
individualidades e dificuldades apresentadas por esses alunos, sempre buscando uma
educação de qualidade e inclusiva. |