ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA

DSpace Repository

A- A A+

ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA

Show simple item record

dc.contributor.author BITTENCOURT, Zoraia Aguiar
dc.contributor.author BARROZO, Luana Aparecida
dc.contributor.author SOUZA, Flávia Burdzinski de
dc.date.accessioned 2019-07-28T14:58:12Z
dc.date.available 2019-07-28T14:58:12Z
dc.date.issued 2019-07-04
dc.identifier.issn 1983-6554
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199382
dc.description.abstract Projetar e organizar espaços brincantes na Educação Infantil faz parte de ações pedagógicas fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Diante dessa premissa, no trabalho formativo das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – eixo Pré-escola, buscou-se pensar na organização de espaços acolhedores com diferentes contextos e materiais, visando novas experiências para as crianças na Educação Infantil. Assim, este trabalho tem por objetivo discutir a importância da organização de espaços para a construção de experiências na Educação Infantil, bem como a seleção dos materiais não estruturados pela comunidade escolar, que foram explorados e conhecidos pelas crianças, buscando refletir com sensibilidade sobre esta nova proposta educativa. De tal modo, as ações formativas do PNAIC – Pré-escola UFFS/Erechim se efetivaram na movimentação do currículo da Escola Municipal de Educação Infantil Quatro Irmãos/RS a partir da (re)organização de espaços e tempos pensados e elaborados de acordo com as discussões mantidas no Programa, tendo como eixos norteadores do currículo infantil as interações e as brincadeiras, e a criança como centro do planejamento educativo (BRASIL, 2009b). Deste modo, conclui-se que os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão dos processos formativos e resultados positivos na organização do ambiente escolar com diferentes contextos brincantes para a ampliação dos conhecimentos da criança enquanto ser pensante e criador. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa pt_BR
dc.subject Espaços brincantes pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.title ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA EXPERIENCIADA NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) – EIXO PRÉ-ESCOLA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
UFFS - ESPAÇOS ... INFANTIL UMA PROPOSTA.pdf 378.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar