Abstract:
|
Atendendo ao interesse de profissionais da Saúde de Ponta Grossa, que em 2017
participaram do curso de extensão “Paulo Freire: fundamentos de uma práxis educativa
transformadora na formação de educadores(as)”, em 2018 foram desenvolvidas oficinas
sobre a produção freiriana com diversos profissionais no Núcleo de Educação Permanente
– NEP, vinculado à Fundação Municipal da Saúde. Essa proposta, que faz parte do Projeto
de Extensão “Leitura de mundo e leitura da palavra: caminhos freirianos para trabalhos
educativos emancipadores”, teve o objetivo de realizar estudos e diálogos sobre as obras de
Paulo Freire, compreendendo os princípios que fundamentam seu pensamento sobre
educação e engajar-se na construção de práticas educativas que estejam coerentes com os
princípios freirianos. A metodologia das oficinas incluiu o diálogo sobre as obras freirianas,
a discussão sobre o conteúdo de imagens e vídeos produzidos a respeito de Paulo Freire e a
sistematização das contribuições das oficinas à formação pessoal e profissional dos
participantes. A escrita de narrativas sobre situações vividas no cotidiano de trabalho, para
discussão a respeito dos diferentes contextos da Saúde, e a escrita de cartas ao autor
estudado, expressando os conhecimentos construídos na interlocução entre o campo da
Saúde e a pedagogia progressista freiriana, constituíram propostas de avaliação. Como
contribuições para uma formação humana e profissional críticas, as cartas apontaram que a
produção freiriana possibilitou: reconhecer a atualidade do pensamento de Paulo Freire
para a análise do contexto histórico atual; observar a necessária coerência entre o que
fazemos e dizemos; educar-se para a humildade nas relações com as pessoas, aprendendo
com elas; indignar-se diante da banalização da violência e do preconceito, buscando a
transformação das relações e dos contextos; posicionar-se como sujeito histórico capaz de
criar e recriar o mundo; resistir ao medo não permitindo que ele paralise, lutando por
formas justas e democráticas de viver. |