Abstract:
|
Esse trabalho faz parte da ação de extensão “Experimentoteca itinerante da trifronteira”,
desenvolvida na região de Barracão/PR. A ideia de realizar experimentos em espaços
públicos da região, como nas escolas por exemplo, surgiu a partir das percepções do
coordenador do trabalho sobre a aversão que muitos estudantes ainda demonstram no estudo
de química e física em sala de aula. Compreendendo que isso ocorre, em partes, devido à
falta da realização pelos professores de atividades práticas junto às abordagens teóricas,
pensou-se em desenvolver uma experimentoteca visando levar experimentação investigativa
e lúdica aos estudantes e demais pessoas das comunidades locais. Para isso, trinta e três
experimentos envolvendo materiais de baixo custo foram pesquisados, testados e
estruturados em forma de kits, para serem utilizados com o público-alvo. A realização dos
experimentos ocorreu por meio de visitas a dezenove instituições escolares e a três espaços
extraescolares da região. Um questionário foi elaborado e aplicado em algumas turmas,
sendo os dados posteriormente analisados, funcionando assim como instrumento avaliativo
para o trabalho. Dessa análise, obteve-se que a maioria dos estudantes gostou da atividade,
entendendo que esta, de alguma forma, contribuiu para seu aprendizado de ciências. |