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O presente artigo busca analisar o resultado da ação extensionista “O museu de ciências vai
à escola' do projeto de extensão Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da
FURG (MUVIe). A ação de Educação Patrimonial realizada na escola de ensino
fundamental Peixoto Primo trabalhou de forma prática os conceitos de museologia social e
patrimônio científico-tecnológico com estudantes do 6º ao 8ºano. Neste trabalho
analisamos, a partir dos desenhos realizados pelos estudantes, a inserção da mulher na
ciência e o estereótipo do cientista. Para tanto, foi proposto que os alunos desenhassem
após a realização da oficina, no seu entendimento “Como é um cientista?”. A mulher na
ciência é retratada de forma numericamente inferior ao homem, o que reforça o estereótipo
masculino do cientista. Sua presença foi registrada por estudantes que fizeram a oficina
completa, demonstrando que é possível desconstruir essa imagem quando o assunto é
abordado previamente. Outras características que foram observadas a partir dos desenhos,
é a natureza feminina da mulher cientista, alegre, representada com roupas coloridos, que
se opõe fortemente a visão sisuda do cientista maluco. Considera-se as ações educativas do
MUVIe processo formador de ensino-aprendizagem, fundamentadas na
interdisciplinaridade, que dão autonomia e protagonismo aos estudantes, permitindo serem
co-produtores dos conhecimentos da academia. |
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