Abstract:
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Pesquisas têm indicado que atividade em ambiente virtual tem a capacidade
de entreter e melhorar diversos aspectos em relação a deficiências, sendo o mesmo
agregado às possibilidades terapêuticas para outras populações. Objetivo: O objetivo desta
pesquisa foi desenvolver um programa de atividade físicas para pessoas com deficiências
de maneira a explorar o gameplay dos exergames e dessa forma relatar o desenvolvimento
das atividades e os resultados obtidos a fim de oferecer espaços de diversão e lazer para
esses indivíduos. Metodologia: A amostra constitui-se de 26 alunos com Deficiências
(intelectual e físicas), Transtorno do Espectro Autista, Paralisia Cerebral, Síndromes e
Distúrbios de aprendizagem. Durante as atividades os integrantes puderam experimentar e
manipular jogos dos consoles Wii U, Xbox360 e Xbox One, como os games Mario kart 8,
kinect sports e just dance, respectivamente. Para mensuração e avaliação das atividades foi
aplicado um questionário para ser respondido pelos pais/ responsáveis, professoras e/ou
monitoras. Resultados: Os pais e professores tiveram um contato com realidades digitais
inclusivas e ativas, o que possibilitou uma nova percepção acerca das possibilidades de
desenvolvimento das pessoas com deficiências. Além do desenvolvimento bio-psico-social
dos alunos, percebeu-se que os exergames se constituem em uma nova ferramenta digital
para a educação física. |