Análise de propostas para diminuição do congestionamento em trecho da Rua Dona Francisca em Joinville utilizando o software de simulação SUMO

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Análise de propostas para diminuição do congestionamento em trecho da Rua Dona Francisca em Joinville utilizando o software de simulação SUMO

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Title: Análise de propostas para diminuição do congestionamento em trecho da Rua Dona Francisca em Joinville utilizando o software de simulação SUMO
Author: Mattei, Daniel
Abstract: Joinville é a maior cidade do estado de Santa Catarina e apresenta grandes problemas de congestionamento, principalmente quando se tratam de deslocamentos Norte-Sul e Sul-Norte devido a um antigo plano de zoneamento que concentrou as indústrias na região norte, fazendo com que boa parte da população precisasse realizar o mesmo trajeto casa-trabalho nos mesmos horários. Este trabalho busca comparar usando simulação o cenário atual e três cenários propostos de alteração no fluxo de veículos de uma das áreas mais congestionada da cidade de Joinville, na região norte. A primeira proposta considera a implantação de um semáforo, a segunda proposta propõe um binário e um semáforo e a terceira proposta faz apenas algumas alterações no sentido das vias. Para realizar esta pesquisa foram coletados dados por contagem nos horários de pico da manhã: 7h30m às 8h30min, e da tarde: 17h30min às 18h30min em dias de trânsito típico de março e abril de 2019. As simulações foram feitas utilizando o software de simulação SUMO. A intenção deste trabalho é testar propostas de menor custo e que possam ser implementadas em um curto prazo, porém, nenhum dos cenários testados ofereceu uma melhora nos indicadores que atendesse tanto o período da tarde quanto o período da manhã, mas, as análises de resultados contribuíram para encontrar a origem dos principais problemas do cenário atual e onde devem ser feitas alterações que possam apresentar um resultado mais satisfatório em propostas futuras.Joinville is the largest city in the state of Santa Catarina and presents major problems of congestion, especially when it comes to North-South and South-North travels due to an old zoning plan that concentrated the industries in the northern region, making a good part of the population needed to take the same route at the same time to work. This work seeks to compare using simulation the current scenario and three proposed scenarios of change in the flow of vehicles from one of the most congested areas of the city of Joinville in the north. The first proposal considers the deployment of a semaphore, the second proposal proposes a binary and a semaphore and the third proposal only makes some changes towards the ways. In order to carry out this research, data were collected by counting in the peak hours of the morning: 7:30 a.m. to 8:30 a.m., and in the afternoon: 5.30 p.m. to 6.30 p.m. on typical traffic days of March and April 2019. To perform the simulations, the SUMO simulation software was used. The intention of this paper is to test proposals of lower cost and that could be implemented in the short term, however, none of the scenarios tested offered an improvement in the indicators that attended both the afternoon and the morning period, but the analysis of results contributed to find the origin of the main problems of the current scenario and where changes must be made that may present a more satisfactory result in future proposals.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197310
Date: 2019-06-28


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