Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas

DSpace Repository

A- A A+

Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas

Show simple item record

dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2019-07-08T21:17:28Z
dc.date.available 2019-07-08T21:17:28Z
dc.date.issued 2019-03-28
dc.identifier.citation VALENTE, Wagner Rodrigues. SABER OBJETIVADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES PEDAGÓGICO-EPISTEMOLÓGICAS. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-22, 2019. pt_BR
dc.identifier.issn 2236-3459
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197222
dc.description Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/heduc/v23/2236-3459-heduc-23-e77747.pdf pt_BR
dc.description.abstract Este texto busca caracterizar saber objetivado tendo em vista a mobilização dessa noção no debate que trata da constituição dos saberes presentes no ensino e na formação de professores. Para tal, o estudo realiza um inventário sobre os modos diferentes de tratar os saberes presentes no ensino e na formação de professores, levando em consideração mapeamentos brasileiros recentes da pesquisa educacional sobre o tema. Na investigação dos saberes, dois tipos estão presentes: os saberes da ação e os saberes objetivados. Os primeiros constituindo paradigma dominante orientador das pesquisas sobre formação de professores, conforme indicação dos mapeamentos; e os saberes objetivados, sendo tratados por recentes estudos vindos da Universidade de Genebra, na Suíça, de modo a melhor caracterizar como historicamente são configurados os saberes presentes na formação de professores. Como conclusão, o texto argumenta sobre a importância da mobilização de bases teórico-metodológicas que tornem inteligíveis processos e dinâmicas de produção dos saberes profissionais dos professores, colocando no centro das discussões o saber, trazendo para o debate a epistemologia, tratada no campo da formação de professores, problematizando os saberes pedagógicos em termos de processos de objetivação, dando sentido às investigações que visam compreender como se constituem os saberes objetivados em sua articulação com os saberes da ação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher História da Educação pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Saber profissional pt_BR
dc.subject Epistemologia pt_BR
dc.subject Saberes da ação pt_BR
dc.subject Saber objetivado pt_BR
dc.title Saber objetivado e formação de professores: reflexões pedagógico-epistemológicas pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
SABER OBJETIVADO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.pdf 308.3Kb PDF View/Open Revista História da Educação

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar