Saberes a e para ensinar em disucssão: desdobramentos e entrelaces nas pesquisas em história da educação matemática

DSpace Repository

A- A A+

Saberes a e para ensinar em disucssão: desdobramentos e entrelaces nas pesquisas em história da educação matemática

Show full item record

Title: Saberes a e para ensinar em disucssão: desdobramentos e entrelaces nas pesquisas em história da educação matemática
Author: Rocha, Cézar Jesus da
Abstract: Trata-se de um ensaio teórico cujo objetivo é contribuir com problematizações que impulsionem pesquisadores, em especial da História da Educação Matemática, aprofundar, ressignificar e/ou encaminhar novas pesquisas. Coloca em discussão os estudos desenvolvidos pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra/Suíça. Nortearam esta reflexão as seguintes questões: Quais os pontos de convergência e singularidades entre os termos “saberes a e para ensinar” e “matemática a e para ensinar”? É possível falar de uma matemática a ensinar sem que a ela esteja associada uma matemática para ensinar, ou viceversa? É admissível a polarização entre matemática para ensinar e matemática a ensinar, situandoas, exclusivamente no campo de formação profissional ou nos campos disciplinares de referência? Em que medida a categorização saberes a ensinar amplia ou diferencia conceito de conteúdos de ensino? A análise empreendida não responde a todas as questões levantadas, mas aponta alguns desdobramentos que esse referencial teórico pode encontrar quando aplicado ao campo de pesquisa em História da Educação Matemática.
Description: Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/253/195
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197210
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View Description
Rocha - SABERES A E PARA ENSINAR EM DISCUSSÃO.pdf 183.0Kb PDF View/Open Artigo da revista HISTEMAT

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar