Abstract:
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Todas as crianças e adolescentes têm garantidos os seus direitos relacionados ao processo
educativo, visando ao pleno desenvolvimento e formação para a cidadania. A perspectiva da
Educação Democrática alia gestão e proposta pedagógica com os princípios de liberdade,
autonomia, participação e protagonismo dos estudantes, desenvolvendo sua capacidade de viver
na democracia e de exercê-la. A proposta deste trabalho diz respeito à análise das contribuições
das experiências de Educação Democrática para o desenvolvimento da autonomia e do
protagonismo de crianças e adolescentes no âmbito de qualificação das escolas do modelo
tradicional. Quanto à metodologia, adotamos a pesquisa etnográfica de abordagem qualitativa.
Como unidades de análise empírica, foram escolhidas três escolas localizadas em países
diferentes, as quais são estão há mais tempo em funcionamento e contam com equipes pioneiras
na Europa. A imersão nas instituições utilizando a observação participante nos permitiu
conhecer suas instalações, compreender sua organização e cultura escolar. Durante a jornada
nessas escolas inovadoras, observou-se em comum abordagem curricular integradora,
colaborativa, planificada pelos próprios estudantes e acompanhada pelos educadores,
combinada aos espaços democráticos de decisão coletiva e salas que dispõem de diversas fontes
de materiais e conhecimento, que trazem vantagens no aproveitamento e aprendizados dos
estudantes. A utilização dessas práticas oferece formação integral ao estudante, desenvolvendo
competências de responsabilidade individual, coletiva, social e política, cultivando assim
valores-chaves na renovação das escolas e transformação da sociedade. Sendo assim, as escolas
tradicionais podem incluir tais meios práticos para a participação das crianças e adolescentes
buscando a coerência entre as demandas contemporâneas e as propostas educacionais, guiandose
pelo objetivo democrático numa concepção ampla de educação. |