Questões discursivas e redação dissertativa aplicas aos estudantes de Ensino Médio na abordagem de conceitos de óptica.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Questões discursivas e redação dissertativa aplicas aos estudantes de Ensino Médio na abordagem de conceitos de óptica.

Mostrar registro completo

Título: Questões discursivas e redação dissertativa aplicas aos estudantes de Ensino Médio na abordagem de conceitos de óptica.
Autor: Thums, Leandro
Resumo: RESUMO Este trabalho teve por objetivo refletir sobre o tema das questões discursivas e redação dissertativa como abordagem avaliativa do conhecimento em Física. Verificamos que esta abordagem tem um grande potencial de gerar um conhecimento mais significativo, pois o discente faz uso de vocabulários que conhece fazendo com que manifeste o conhecimento que já possuía, e entra com potencial de desenvolver e gerar um entendimento mais apreciável pelo discente. Foi aplicada uma sequência de aulas numa escola pública e foram analisados os trabalhos dos alunos, durante o ensino de óptica no nível médio. Inicialmente foi redigida na lousa as questões, e estas tiveram como objetivo levantar as concepções dos alunos, que em grupos puderam discutir entre si na resolução destas sem a intervenção do professor. Que numa abordagem seguinte fez uso destas, como ponto de partida para que seja superada a concepção trazida pelos alunos. Palavras-chave: questões discursivas, óptica, discente.ABSTRACT This work had as objective to reflect on the subject of the discursive questions and essay writing as an evaluation approach of the knowledge in Physics. We verified that this approach has a great potential to generate a more significant knowledge, since the student makes use of vocabularies that he knows by making manifest the knowledge that already possessed, and enters with the potential to develop and generate a more appreciable understanding by the student. A sequence of classes was applied in a public school and the students' work was analyzed during high school optics teaching. Initially the questions were written on the board, and these had as objective to raise the conceptions of the students, who in groups could discuss among themselves in the resolution of these without the intervention of the teacher. That in a following approach made use of these as a starting point for overcoming the conception brought by the students. Keywords: discursive issues, dissertation, student.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195686
Data: 2019-03-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
kopp.leandro.thums.A5.tcc.pdf 16.46Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar