Antes que o tempo passe tudo a raso: tambores matriarcais do grupo de Carimbó Sereias do Mar da Vila Silva em Marapanim, no Pará

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Antes que o tempo passe tudo a raso: tambores matriarcais do grupo de Carimbó Sereias do Mar da Vila Silva em Marapanim, no Pará

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Title: Antes que o tempo passe tudo a raso: tambores matriarcais do grupo de Carimbó Sereias do Mar da Vila Silva em Marapanim, no Pará
Author: Oliveira, Sil Lena Ribeiro Calderaro
Abstract: Este estudo foi desenvolvido no mestrado acadêmico em Educação da UFSC sobre as mulheres do carimbó matriarcal do grupo Sereias do Mar, do município de Marapanim, região da Água Doce, no Pará. Analisa, por meio das narrativas orais, as rememorações das nove mulheres/mestras que compõem o grupo seus diferentes saberes, fazeres, ensinamentos e experiências, identificando como se constituem as identidades, resistências e suas culturas no contexto do carimbó que é uma manifestação do brincar e do trabalhar. Ouvir as narrativas orais a partir do universo que as abrigam, suas particularidades de serem mulheres, agricultoras e carimbozeiras amazônidas, bem como sua singularidade por serem de um grupo de carimbó formado por mulheres que compõem, tocam e cantam num universo que, histórica e culturalmente, foi constituído como expressão artística eminentemente masculina, deixando para as mulheres o papel de dançarinas. Este é um estudo de natureza qualitativa desenvolvida, principalmente, pelo emprego da construção e análise de fontes orais, bibliográficas, documentais e das letras autorais das músicas do grupo de carimbó em questão, sendo fundamental o diálogo com as memórias e experiências com o vivido das mulheres. Nomeio de ciranda meu percurso que faço para a escuta, o sentir e o pensar das narrativas orais das mulheres que, como eu, somos todas cirandeiras porque tentamos buscar, na coletividade, um caráter pedagógico brincante vivencial. Este texto está organizado em quatro momentos: na introdução, além do que se precisa esclarecer sobre o processo da pesquisa, tem-se meu memorial para o/a leitor/a saber a trajetória de vida de quem pesquisa e o que a provoca; no capítulo um, fazemos uma reflexão sobre os conceitos de história maior e história menor, segundo o professor historiador Nilton Pereira (2017) para falar sobre hegemonia e eurocentrismo, contextualizando historicamente o carimbo, suas proibições e perseguições com as narrativas de Vicente Salles (1969; 2017) e Augusto Leal (2011); no capítulo dois, trazemos as narrativas de Lorena Alves (2015) para partilhar sobre o processo de Patrimonialização do carimbo, pontuando algumas tensões que ocorreram durante os caminhos percorrido pelo IPHAN na construção do dossiê, e para ajudar a entender esse contexto Michel Pollak (1989), Stuart Hall (2006) no intuito de compreender as práticas culturais e a tensão permanente com a cultura hegemônica, além de Catherine Walsh (2009) para perceber/entender interculturalidade como mundos que se somam; no capítulo três, elas se apresentam, contam e cantam para falar sobre o carimbó delas, irmanada com o pensamento feminista de María Lugones (2014) enxergando o sentido de experiência e memória em Walter Benjamin (2012). Desta forma, as narrativas dessas mulheres carimbozeiras são vistas como reveladoras das compreensões e concepções sobre o que se pretende discorrer durante os diálogos com as/os teóricas/os que evidenciam o contexto social, cultural e histórico visando, assim, somar para a construção e escuta de outras memórias.Abstract : This study presents the research under development in the academic Masters in Education at UFSC that investigates the matriarchal carimbó (Amazonian musical rhythm) of the group Sereia do Mar, in Marapanim, State of Pará. The main objective is to analyse, through oral narratives, the remembrances of the nine women/teachers who make up the group's different knowledges, actions, teachings and experiences, identifying how identities, resistances and their cultures are constituted in the context of the carimbó - a manifest of play and work. Listening to the oral narratives from the universe that shelters them, their particularities of being Amazonian women, farmers and carimbó artists, as well as their singularity for being of a group of carimbó formed by women who compose, touch and sing - in a universe that, historical and culturally, was constituted as a masculine artistic expression, leaving to the women the role of dancers. This is a qualitative study developed mainly by the use of the construction and analysis of oral, bibliographical, documentary and the lyrics sources of the group s songs, being fundamental the dialogue with the memories and experiences with the women s lives. I gave the name Ciranda (circle that is formed to dance the carimbó) to my path. I listen, feel and think the oral narratives of women who, like me, are all cirandeiras because we try to search collectively for a experiential pedagogical character. This text is organized in four moments: in the introduction, in addition to what needs to be clarified about the research process, I have my memorial for the reader to know the life trajectory of the researcher and what causes it; in chapter one, we make a reflection on the concepts of major history and minor history, according to the historian professor Nilton Pereira (2017) to talk about hegemony and Eurocentrism, contextualizing historically the carimbó, its prohibitions and persecutions with the narratives of Vicente Salles (1969; 2017) and Augusto Leal (2011); in chapter two, we bring the narratives of Lorena Alves (2015) to share about the patrimonialisation process of the carimbó, highlighting some of the tensions that occurred during IPHAN's construction of the dossier, and to help understand this context Michel Pollak (1989) ), Stuart Hall (2006) in order to understand cultural practices and permanent tension with the hegemonic culture, in addition to Catherine Walsh (2009) to perceive/understand interculturality as worlds that add up; in chapter three, they present themselves, tell and sing to talk about their carimbó, in keeping with the feminist thinking of María Lugones (2014), seeing the sense of experience and memory in Walter Benjamin (2012). In this way, the narratives of these women are seen as revealing the understandings and conceptions about what is intended to be discussed during the dialogues with the theorists that highlight the social, cultural and historical context, aiming, therefore, to add to the construction and listening to other memories.
Description: Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194185
Date: 2018


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