Abstract:
|
Esta pesquisa de cunho qualitativo tem como objetivo analisar como a Pedagogia de Projetos é utilizada nos anos iniciais, especialmente no 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola Pública de Pomerode, especificamente a maneira com que os conteúdos matemáticos são trabalhados no Projeto desenvolvido na turma. Baseado no referencial teórico pesquisado que abordou as concepções principalmente de Fernando Hernández (1998) e de Nilbo Ribeiro Nogueira (2001, 2008) e associado a uma metodologia de pesquisa que incluiu observações em sala de aula, entrevista com a professora e análise documental, compreendeu-se que a prática utilizada pela professora não segue um referencial teórico, o que acaba por não caracterizando a prática dela como sendo a Pedagogia de Projetos. O que fica evidente é que a prática utilizada por ela torna as aulas mais diversificadas e criativas, fazendo com que o aluno perceba o seu papel naquele ambiente e a importância que ele tem no seu processo de ensino e aprendizagem, sendo que ele é o principal responsável nesse processo e o professor é só o co-autor. |