Narrativas do sujeito: metamorfoses no cinema de David Cronenberg

DSpace Repository

A- A A+

Narrativas do sujeito: metamorfoses no cinema de David Cronenberg

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Fonseca, Jair Tadeu da
dc.contributor.author Peixoto, Heitor Caramez
dc.date.accessioned 2019-03-22T04:01:40Z
dc.date.available 2019-03-22T04:01:40Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other 356383
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193945
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018.
dc.description.abstract Esta dissertação pesquisa e analisa os filmes do diretor canadense DavidCronenberg ao longo da sua carreira. Em sua obra, pode-se identificaraspectos e inquietações recorrentes: percorremos por histórias quecaminham irreversivelmente para finais trágicos, vemos imagens que nosinvadem e nos desconcertam, presenciamos transformações devastadoras.A metamorfose do sujeito dentro dos filmes do cineasta serve como fococentral para a análise das narrativas cinematográficas. A pesquisapretende chamar a atenção para uma ordem diferente de ficção e produçãocinematográfica, seja para a criação de roteiros como para a sua análisecrítica. Pensando assim, a narrativa não deve simplesmente partir de umaconstrução lógica entre seus elementos constituintes, como espaço,enredo, tempo e foco narrativo, mas do entrecruzamento e dadesarticulação desses elementos. Este projeto irá dialogar com filmes,diretores e teóricos que também discutem a transformação do sujeito nacontemporaneidade, propondo assim novos espaços para repensarhistórias e a construção do sujeito dentro da ficção.
dc.description.abstract Abstract : This dissertation investigates and analyzes the movies of the Canadiandirector, David Cronenberg, throughout his career. In his work, we canidentify certain aspects and recurring worries: we go through histories thatmove irreversibly to tragic endings. We see images that invade and baffle.We witness devastating transformations. The metamorphosis of thesubject inside the movies of the director, serves as focus for the analysisof cinematographic narratives. The research intends to call attention to adifferent order of narrative and movie production, considering differentaspects such as the creation of screenplays as well as the critical analysisof movies. Thinking that way, the narrative mustn't simply follow alogical construction of its elements, as a focus of space, plot, time andnarrative. Instead, we see him intertwining and disarticulating theseelements. This project will serve as a dialogue with movies, directors andauthors that also discuss the transformation of the subject in contemporarytimes, proposing in that way, new ways to think of stories and theconstruction of the subject inside fiction. en
dc.format.extent 120 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Literatura
dc.subject.classification Cinema e literatura
dc.subject.classification Cinema
dc.title Narrativas do sujeito: metamorfoses no cinema de David Cronenberg
dc.type Dissertação (Mestrado)


Files in this item

Files Size Format View
PLIT0755-D.pdf 1.952Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar