Abstract:
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Neste projeto de trabalho de mestrado, é estudada a aplicação da estratégia de otimização (iterativa ou simultânea) no problema de projeto integrado dos parâmetros da estrutura mecânica e do controlador Hinf em sistemas de suspensão automotiva. O problema de controle Hinf é formulado usando desigualdades matriciais lineares. Esta abordagem permite que os parâmetros da estrutura mecânica sejam considerados como variáveis de decisão, caracterizando o problema de projeto combinado da planta e do controlador. O estudo é baseado no modelo de um quarto de carro com dois graus de liberdade. O controlador é projetado visando otimizar o conforto de condução e a segurança veicular, sujeito à restrições físicas da mola e do amortecedor. O desempenho do projeto integrado (iterativo ou simultâneo) é avaliado e comparado com o projeto ativo sequencial, mediante simulações computacionais. As irregularidades da estrada são representadas pelas excitações do tipo lombada, senoidal e randômica. A aceleração vertical sobre a massa suspensa é utilizada para avaliar o conforto proporcionado pelo sistema, enquanto a segurança veicular é auferida através da força de contato entre o pneu e a pista. |